FIQUEM POR DENTRO DAS GIRIAS NO PW

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

FIQUEM POR DENTRO DAS GIRIAS NO PW

Mensagem  GilleDubh em Dom Dez 20, 2009 1:35 pm

GÍRIAS DO PW

Existem muitos termos e gírias usados no PW. Aqui vão alguns para que você - caso não tenha muita experiência - não fique sem entender nada. Aos poucos, vou editando e acrescentando mais. Quando estiver bem grande, ponho em ordem alfabética:

RPG - Sigla que, em inglês, significa "Jogo de Interpretação de Papéis". É, basicamente, o que se faz no PW. Você interpreta um determinado personagem ao jogar com ele.

PW - Sigla de Perfect World - O Mundo Perfeito. Não precisa explicar muito, não é?

Build - Do inglês construir. Build é como se chama a forma de montar o seu personagem, levando em consideração os seus pontos de status e suas skills (habilidades).

Skill - Habilidades. A grosso modo, são as MAGIAS e os GOLPES que o seu personagem pode fazer.

Boss - Chefe. São monstros especiais muito mais fortes que os monstros comuns (mobs) que existem em quase todo jogo. Podem ser classificados como MINI (fortes mas fáceis de se derrotar), MIDI (Nível médio. Já pedem uma certa estratégia) e BIG (Run for your lives!)

Mob - Todo e qualquer monstro do jogo - desde que não seja BOSS (ver boss).

NPC - Sigla de Non Playable Character: Personagem não-jogável. São os personagens controlados pelo jogo e que não são mobs e nem bosses, mas com quem o jogador precisa interagir: Ferreiro, Alquimista, Vendedores de Poções e etc.

Crítico ou Critical - Golpe que, por uma série de razões e variáveis, pode sair mais forte do que o normal causando muito dano no oponente.

Status - São as características que definem os atributos de um personagem. No RPG, variam entre CONSTITUIÇÃO (que dá pontos de vida), INTELIGÊNCIA ou ESPÍRITO (que dão pontos de mana), AGILIDADE ou DESTREZA (aumentam a esquiva e a capacidade de acertar críticos) e FORÇA (que aumenta a resistência física e a força dos golpes).

HP - Sigla de Health Points. São os pontos de vida de um personagem. Quando eles acabam, o personagem morre.

MP - Sigla de Mana Points. São os pontos de mana de um personagem.

Mana - Mana é como é chamada a substância mágica que permite aos personagens de RPG lançarem seus golpes especiais e magias. Sem mana, a única coisa que um personagem consegue fazer é dar golpes simples em seus oponentes. Guerreiros não dependem tanto de mana, mas as classes mágicas são nada sem ela.

MMORPG - Massive Multiplayer Online RPG. É o RPG jogado pela internet. Exemplos: Mu, Priston Tale, CABAL, Perfect World, World Of Warcraft e tantos outros.

LAG - É o que ocorre quando um jogador dá um comando e ele demora a ser realizado pelo jogo. Isto costuma ocorrer quando muitos jogadores estão on-line ao mesmo tempo. O servidor surta e não consegue atender a alta troca de informações entre as conexões. Varia muito graças aos provedores e à velocidade da conexão. O nível de detalhamento do jogo, a quantidade de memória RAM e a qualidade da placa de vídeo de um computador também podem provocar LAG, mas por razões diferentes.

Lagar - Ato de sofrer LAG. "Hoje, o jogo está LAGANDO demais!" Não confundir com LOGAR.

FB - No PW, é a mesma coisa que DG.

DG - Abreviação de DUNGEON.

Dungeon - Calabouço, masmorra. São lugares especiais onde os jogadores tem que cumprir determinadas missões. Geralmente matar os bosses.

Quest - Missão. A razão de ser de todo RPGista. São as tarefas que você tem que realizar no jogo para ganhar fama, itens, experiência e - conseqüentemente - subir de level.

XP - Experiência. Nos RPGs, os jogadores ganham experiência matando mobs ou cumprindo missões.

Level - É o nível de um personagem. Quanto maior for o nível de um personagem, mais forte ele se torna.

Noob - (núb) É a pronúncia de newbie - que quer dizer novato. É um termo usado de forma ofensiva. Tem o mesmo peso que chamar alguém de "imbecil".

Noobice - Ato de agir feito um noob.

Sacer - Abreviação de SACERDOTE ou SACERDOTISA. Classe mágica que tem o dom da cura e da ressurreição em alguns RPGs.

Undead - Morto-vivo. São os zumbis, esqueletos e fantasmas que existem em muitos RPGs.

Classe - É a profissão que os personagens podem exercer. As mais comuns em RPGs são: Bárbaros, Magos, Arqueiros, Sacerdotes e Cavaleiros. Alguns jogos possuem variações destas classes.

Party - Grupo. Quando os jogadores se unem em um grupo para executar uma missão qualquer.

PT - Abreviação de Party. "Mandar PT" é pedir para se unir ao grupo.

Ress - Abreviação de RESSURRECTION, ressurreição. É magia PRECE DA VIDA. Jesus ressuscitou ao 3º dia, mas os jogadores podem fazê-lo toda hora - desde que um Sacer faça o serviço, lógico.

Lurar - Do inglês lure. Atrair um ou mais monstros para determinado lugar usando o seu personagem como isca.

Mobar - Juntar muitos mobs para matá-los ao mesmo tempo ganhando altas quantidades de xp e de itens.

Rilar - Do inglês heal - cura. "Cara, me ríla!" é a mesma coisa de "Cara, me cura!"

Healer - Pronúncia: rílêr. É o cara que fica curando os demais jogadores. No PW são os Sacerdotes.

Tanker - Do inglês TANK, tanque de guerra. Esta é a função do tanker: ficar na frente do grupo levando a maior parte dos golpes - se não todos eles - enquanto o resto do grupo ataca e cura.

Melee - Personagens que atacam a curta distância. Guerreiros, cavaleiros, bárbaros são exemplos comuns.

Ranger - Usado tanto para definir uma classe específica de personagem, quanto para denominar todos os personagens que atacam à distância.

Caster - São os usuários de magia. Magos, sacerdotes, feiticeiros e necromantes são os exemplos mais comuns.

Summoner - É o personagem que tem o poder de invocar monstros para auxiliá-lo em batalha.

PK - Abreviação de Player Killer.

Player Killer - Jogador que gosta de caçar e matar outros jogadores.

PVP - Abreviação de Player versus Player - Jogador contra Jogador. Como é chamado o modo de jogo onde os jogadores lutam entre si. Pode ocorrer em duelos ou em Modo PK.

KS - É o jogador que rouba os monstros que outro jogador estava mobando. Tal prática é altamente condenada e reprovada em todos os MMORPGs.

Buff - São as habilidades mágicas que aumentam as capacidades e defesas dos jogadores por um tempo determinado.

Debuff - É o contrário de buff. O debuff DIMINUE as capacidades do alvo.

Stunar - Dar STUN, ou seja, tontear ou paralisar um oponente.

HK - Abreviação de Hit Kill.

Hit Kill - Poderoso golpe que, mesmo sendo o primeiro, tem a capacidade de matar um oponente imediatamente. Bosses físicos muito poderosos costumam matar classes mágicas com Hit Kill.

Noob Down - Pronúncia: núbidâlm. É a provacação que os jogadores fazem uns aos outros quando alguém morre - por PK ou por mob. Significa: noob morto!

First Hit -É o primeiro golpe que o jogador dá em um oponente. Em mobs, costuma ser um golpe forte de cast lento. Em outros jogadores, costuma ser um stun.

Cast ou casting - É o tempo que um personagem demora para soltar uma skill. Quanto mais lento, mais forte costuma ser.

Delay - Ao usar uma skill, é o tempo que o jogador tem que esperar para usá-la novamente.

Combo - Seqüência de skills que o personagem solta em um oponente. No PW, pode ser definido pelos atalhos MACRO.

Macro - Atalho definido pelo jogador que define uma seqüência de skills pré-determinadas pelo próprio jogador. Ou seja: o seu personagem solta uma seqüência de skills quando você aperta um único botão.

WB - Abreviação de WereBeast. Algo como "Ferasomem". São os bárbaros do PW: WereLion, WereTiger, WereWolf e WerePanda. É hilário, mas é isso mesmo!

WR - Abreviação de WARRIOR - Guerreiro.

Archer - Inglês: ARQUEIRO.

LOL - Gargalhada.

AFK - Sigla de Away From Keyboard. Significa que o jogador está logado ao jogo, mas está longe do computador.

Logar - Efetuar o login, entrar no jogo. Não confundir com LAGAR.

Drop - Como são chamados os itens que um monstro ou jogador deixam cair no chão ao morrerem. Pode ser armas, armaduras ou quantias de moedas. Às vezes, um monstro não dropa nada e diz-se que ele "dropou vento".

Upar - Do inglês Level Up - subir de nível. "Hoje eu pretendo upar para o 83!"

Buffar - Verbo/Gíria. Significar usar buff no personagem e/ou grupo. Há ainda a variação REBUFFAR, que é renovar os buffs do grupo.

Molde Hunt - Caça ao Molde. É quando um Grupo de Jogadores de um clã se unem para realizar DGs com o intuito de conseguir moldes dos Bosses.

Molde - Item raro dropado de Bosses com o qual se forja arma, armadura ou jóia muito mais forte que os itens normais. Existem moldes para quase todos os níveis. Um jogador pode usar um item de molde por 10 níveis ou mais.

DS - Sigla de Dragon Seek. É a Quest Caça ao Dragão.

K - Quer dizer mil. Assim, 3k são Três Mil. 15k quinze mil. E por aí vai. Também se usa mais e uma vez. 3kk, por exemplo, são 3 MILHÕES. Cada K são 3 zeros.

Flood - Significa INUNDAR. Termo usado para definir a prática de escrever repetidamente a mesma coisa no chat. O próprio PW já tem um limite de flood, para inibir a prática. Floodar não significa exatamente ficar digitando a mesma coisa, mas também ficar fazendo a mesma brincadeira exaustivamente. Flood é passível de punição tanto pelas publicadoras dos MMORPGs quanto pelos próprios clãs.

Looter - lútêr. É o sujeito que fica catando todos os itens do chão. O típico lixeiro. Nem sempre é prática condenável, às vezes os jogadores próximos permitem a ação do looter. Duro é quando você vai atrás do item e alguém o pega na sua frente.

Grind - É comum no PW que matar um certo mob completa mais de uma quest. Juntar todas as missões existentes sobre um determinado mob para depois matá-lo é o que chamamos de GRIND. Exemplo: Você tem que matar Carniçais para o General e aproveita e pega outra quest de matar os mesmos Carniçais com o guarda da Cidade do Dragão. Ao matá-los, você conclui as duas quests. É muito vantajoso matar mobs de quest que servem para fama e também para Token, já que você pode fazer tudo ao mesmo tempo.

Grindar - ato de fazer Grind.

Tk - Abreviação de Token.

Token - missão de matar um número alto de mobs. Resulta em fama e experiência. Você pode fazê-la quantas vezes quiser - sendo uma a cada hora e só a partir do Level 60. Compre o item específico do seu nível, ative o mob da sua escolha no Enviado do Castigo e siga as instruções.

Repotar - Verbo-gíria. Voltar à cidade ou vila mais próxima para comprar mais poções de HP e/ou mana. Tem gente que erra e diz REPORTAR - que é uma coisa totalmente diferente.

DC - Sigla para DISCONECT. Levar DC é ser desconectado involuntariamente do jogo. Também é comum ouvir que "fulano caiu" (fulano levou DC).
avatar
GilleDubh
Admin

Mensagens : 34
Data de inscrição : 03/12/2009
Idade : 35
Localização : Curitiba

http://dragonspw.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FIQUEM POR DENTRO DAS GIRIAS NO PW

Mensagem  Sanzil ( Luc@s ) em Ter Fev 02, 2010 12:39 pm

Boa ZERO MEIA Gille vc esqueceu da giria noobaço uahuaha eventei agora XD
ZUERA bom para novatos q estão começando agora...
pelo menos não vai vir mais um cara me perguntar o q é DG... uahuahauh
avatar
Sanzil ( Luc@s )

Mensagens : 6
Data de inscrição : 10/01/2010
Idade : 24
Localização : JANDIRA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum